Escola municipal de SP e Faculdade de Arquitetura da USP projetam eco praça

Ao discutir sobre iniciativas que tornassem o ambiente mais receptivo, utilizassem a área ao redor da unidade de forma pedagógica (tanto pelos alunos quanto pelos moradores) e criassem um espaço de convivência na região, o grupo formado por professores, estudantes, funcionários da escola e a comunidade definiu metas que estruturaram a proposta de revitalização do ambiente.

A lista de sugestões dos estudantes, que podiam imaginar livremente o que desejavam, estava dividida entre as categorias:

• Possível e básico;
• Possível e relevante;
• Verificar/reinterpretar;
• Improvável; e
• Além do projeto da praça.

Em um aspecto geral, os pedidos foram de árvores frutíferas, área de piquenique, mesa de jogos, horta, trilha, arquibancada, pista de skate, quadras, casa na árvore, parkour, cinema, patinete, lago, foguete e arco-íris. O mais pedido de todos, contabilizado 103 vezes, foi o parquinho.

Com um escopo elaborado, o grupo responsável pela execução da iniciativa interpretou a lista de sugestões e optou por dar prioridade à praça na área verde do entorno da EMEF. Em seguida, eles contataram a Faculdade de Arquitetura da USP, que aceitou colocar as ideias em prática.

O pedido foi atendido pelo professor Euler Sandeville, que, em parceria com a professora Ana Cecília de Arruda, lançou uma disciplina optativa no curso de Arquitetura da universidade, chamada “Projeto de Praça Urbana”. Assim, os educadores e os estudantes, juntos, passaram a discutir e idealizar todo um projeto para a praça.

Eles contam que foram muitas conversas e reuniões entre os envolvidos, tanto em formato on-line quanto presencial. Ao final da primeira fase, toda a equipe já havia montado uma estratégia e um cronograma para as construções, que tiveram como ponto de partida a ampliação do espaço para uma área verde com mais de 14 mil metros quadrados.

O terreno incorporado pertencia à Secretaria do Verde e Meio Ambiente e da Subprefeitura de Perus, que, juntas, fizeram a doação de mais de 11 mil metros quadrados para a iniciativa.

Fonte: www.aecweb.com.br

Compartilhar: