Governo Federal poderá flexibilizar importações de aço em 2021

Durante debate realizado no 92º Enic, o ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que o governo aguarda a regularização da oferta interna

09/12/2020 | 16:48 - Durante debate virtual realizado no 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo se mantém “atento à possibilidade de abrir mais as importações de aço”, mas aguarda as siderúrgicas nacionais religarem 12 altos fornos e regularizarem a oferta interna.

Segundo Guedes, caso a produção brasileira não seja ampliada, o governo começará a reduzir as tarifas de importação.

O ministro também afirmou que, as construtoras têm sido parceiras na pandemia, gerando empregos e preservando vidas nos canteiros de obra. “A construção civil se recusou a tomar conhecimento da crise. Podem contar conosco. A construção civil continuará a ser a locomotiva puxando a economia com tecnologia e inovação”, disse.

Guedes também comemorou o crescimento de 7,7% do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre e disse que a recuperação econômica se tornará, a partir de 2021, uma recuperação lastreada na base produtiva, pelo aumento dos investimentos privados.

“Não tem ufanismo. Estamos decolando, numa velocidade boa”, concluiu.

Financiamento imobiliário

Também presente em um dos painéis do Enic, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, informou que a entidade manterá, em 2021, a flexibilização do capital de giro às incorporadoras e a melhora da análise de crédito, além de aumentar em, no mínimo, 10% o financiamento do crédito imobiliário com recursos da poupança em 2021.

Ele anunciou também que, futuramente, todas as operações de financiamento imobiliário destinadas a famílias de baixa renda serão feitas pela plataforma digital Caixa Pay.


Fonte: aecweb.com.br

Compartilhar: