MDR lança cartilha para dar mais visibilidade à certificação PBQP-H

O programa foi desenvolvido há 20 anos pelo governo federal e tem o intuito de garantir, na produção de habitações de interesse social, obras de alto custo-benefício

08/12/2020 | 16:11 - O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) lançou três cartilhas explicativas – direcionadas a construtoras, fabricantes e consumidores – que detalham os sistemas e os meios para consulta e adesão ao PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). Os documentos foram lançados durante reunião do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) do programa.

Criadas com apoio da Agência Internacional de Cooperação Alemã (GIZ), as cartilhas visam dar mais visibilidade à certificação PBQP-H que garante qualidade e produtividade na produção de habitações de interesse social (HIS).

O PBQP-H foi desenvolvido há 20 anos pelo governo federal e tem o intuito de garantir, na produção de habitações de interesse social, obras de alto custo-benefício. Para cumprir este objetivo, o programa busca engajar todos os segmentos envolvidos no processo, desde construtores até os próprios consumidores.

O programa é formado por três sistemas de adesão voluntária:

• SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil), que fornece certificação de sistemas de gestão da qualidade de construtoras.
• SiMaC (Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos), que monitora a conformidade na fabricação, importação e distribuição de materiais, componentes e sistemas construtivos utilizados na construção civil.
• SiNAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais), que avalia tecnologias inovadoras e de sistemas convencionais na construção civil.

Atualmente, 1.894 construtoras estão certificadas pelo PBQP-H. A meta do governo é alcançar 3 mil.

As cartilhas lançadas pelo governo podem ser acessadas pelos links abaixo:

Cartilha Construção

Cartilha Fabricantes

Cartilha Consumidores


Fonte: aecweb.com.br

Compartilhar: