PIB nacional cresce 7,7% no terceiro trimestre de 2020

Segundo IBGE, houve alta de 7,7% no terceiro trimestre, ante uma queda de 9,7% no segundo. PIB da construção cresceu 5,6% no mesmo período

07/12/2020 | 16:32 - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Produto Interno Bruto (PIB) da construção do terceiro trimestre, que cresceu 5,6% em relação ao segundo, quando foi registrada queda de 5,7% frente ao primeiro. Quanto ao PIB nacional, foi apontada alta de 7,7% no terceiro trimestre, ante uma queda de 9,7% no segundo.

Na comparação com o mesmo trimestre de 2019, o PIB nacional caiu 3,9%, enquanto o PIB da construção recuou 7,9%.

De acordo com o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, o crescimento do PIB da construção no terceiro trimestre foi ocasionado principalmente pela retomada do ritmo de produção da construção formal e do consequente consumo de materiais, além do prosseguimento da ocupação informal em reformas.

”Hoje a atividade do setor praticamente voltou ao nível existente antes da pandemia e, na estimativa do SindusCon-SP, a perspectiva de crescimento do PIB da construção em 3,8% em 2021 se mantém”, comenta Zaidan.

Com relação ao PIB das atividades imobiliárias, foi registrada alta de 1,1% no terceiro trimestre, face a um crescimento de 0,5% no segundo, em comparação ao primeiro. Frente ao terceiro trimestre de 2019, o PIB deste segmento cresceu 2,7%.

Já a taxa de investimento no terceiro trimestre foi de 16,2% do PIB, resultado praticamente estável em relação aos 16,3% apurados no mesmo período do ano passado.

A Formação Bruta de Capital Fixo, por sua vez, recuou 7,8% no terceiro trimestre, percentual inferior aos 15,2% registrados no segundo.


Fonte: aecweb.com.br

Compartilhar: