Restauração do Museu do Ipiranga tem 25% dos trabalhos concluídos

Apesar das medidas restritivas adotadas no Estado para combater a pandemia do coronavírus, as obras de restauração do patrimônio não cessaram

10/09/2020 | 17:18 - O Governo do Estado de São Paulo informou que o Museu do Ipiranga, localizado na zona sul da capital paulista, está com 25% das obras concluídas. Apesar das medidas restritivas adotadas no Estado para combater a pandemia do coronavírus, as obras de restauração do patrimônio não cessaram. Entre os marcos do trabalho, está a restauração da tela Independência ou Morte, de Pedro Américo, importante pintor acadêmico brasileiro.

No atual estágio das obras, o telhado está passando por reparos para instalação de uma nova área de exposições. Com a reforma, o Museu ganhará 6,8 metros quadrados de área e terá sua climatização renovada.

As obras no telhado consistem na retirada de todo o seu material original – madeira e cobre. Após serem restauradas em oficinas que funcionam no local, essas mesmas estruturas serão reinstaladas, preservando a memória do edifício. Em cima desse novo telhado também será construído um mirante.

O Museu do Ipiranga passa por restaurações desde 2013, com o objetivo de triplicar sua capacidade anual de visitação, passando dos 300 mil registrados, para 900 mil. As obras irão permitir a inclusão de mais 5 mil metros quadrados de área nova para exposições e atividades culturais, além de elevadores, estruturas de acessibilidade, um mirante, dois cafés e um restaurante. O patrimônio deverá ser reaberto no dia 7 de setembro de 2022.

(Com informações do Governo do Estado de São Paulo)


Fonte: aecweb.com.br

Compartilhar: